quinta-feira, 12 de abril de 2018

THE BEATLES - GIRL - SENSACIONAL!!!*****


Quando perguntaram quem era a garota em "Girl", John disse que era a figura de sonho, a mulher ideal que ainda não tinha aparecido em sua vida. "Eu sempre tinha esse sonho de que uma mulher específica entrava na minha vida. Eu sabia que não seria alguém que compra os discos dos Beatles. Eu esperava uma mulher que pudesse me dar o que obtenho intelectualmente de um homem. Queria alguém com quem pudesse ser eu mesmo", ele declarou. No entanto, a garota da canção parece longe do seu ideal. Ela não tem coração, é convencida e o humilha. Talvez existam duas garotas na canção: a garota dos sonhos, na primeira metade, em quem ele parece ser quase viciado, e a garota do pesadelo, na segunda, que o ridiculariza. O máximo que John disse sobre a música, entretanto, não tinha a ver com imagens femininas, e sim com sua imagem da igreja cristã. Em 1970, ele revelou à Rolling Stone que o verso em que pergunta se ela aprendeu que a dor leva ao prazer e que um homem deve se esforçar para ganhar seu lazer era uma referência ao "conceito cristão/católico". Ele prossegue: "Eu estava... tentando dizer alguma coisa sobre o cristianismo, ao qual eu me opunha na época". Ele podia estar pensando no relato do Gênesis sobre os efeitos da desobediência de Adão e Eva, em que é dito a Eva que "com dor terás filhos" e a Adão que "maldita é a terra por causa de ti; com dor come¬rás dela todos os dias da tua vida". O cristianismo, em especial Jesus Cristo, parecia incomodar John. Na época da composição de "Girl", ele estava devorando livros sobre religião, um tema que o preocuparia até sua morte. O estilo bouzouki de tocar pode ter sido influenciado pelo single "Zorba's Dance", de Marcello Minerbi, extraído da trilha sonora de Zorba, o Grego. Os vocais ao fundo imitavam o refrão "Ia Ia Ia Ia" dos Beach Boys em "You're So Good To Me" (julho de 1965), mas de brincadeira eles cantaram "tit tit tit tit" no estúdio em vez de "dit dit dit dit". Esses empréstimos mostram que os Beatles eram tão influenciados pela música das paradas quanto por lados B raros e pelo rhythm and blues dos anos 1950. Steve Turner

4 comentários:

Paulo Maurício disse...

Muito bom. Edu meu caro, poderia por obséquio, dizer quem é a belíssima garota que ilustra o post?

Joelma disse...

Essa música é sensacional mesmo. Não encontrei outra que me provoque sensação semelhante. Só poderia ser Beatles

Edu disse...

A garota do post é Samantha Juste. Ela era modelo e depois acabou ficando com o monkey Micky Dolenz. Qualquer dia ela aparece mais aqui. Valeu, obrigado!

Dani disse...

Infelizmente, ela faleceu em 2014, aos 69 anos, sofreu um infarto durante o sono. :(